sábado, 13 de setembro de 2014

Profissão que "dá dinheiro" x Profissão que você gostaria de exercer


Essa semana compartilhei um status no facebook, e acabei sentindo a necessidade de trazê-lo aqui, para vocês leitoras, que não me têm no facebook, lerem.
O tema á bem interessante, e gera polêmica na cabeça de todos(as) principalmente na época do Vestibular, quando aquele velho questionamento  ("E agora, qual curso escolho?") aparece de uma forma marcante, não só na sua cabeça, mas na cabeça de toda sua família, criando uma espécie de complô para forçar sua decisão.


E com isso, vem a indecisão. Digo isso porque eu mesma passei por isso. Nasci e cresci sabendo que iria fazer algo na área das comunicações (queria ser escritora, haha), mas cheguei naquela conhecida "crise da profissão", na qual eu pensava que meu curso não ia dar dinheiro, e migrei em um ano para uma nova ideia: fazer moda.

Dentro da minha família, instalou-se o caos. Meus pais e avós sonhavam com uma neta que apresentasse o jornal do meio dia (sim, eles sempre falavam isso quando o jornal começava) e agora tudo mudou. A profissão de jornalista estava no stand by, e o desejo de se enveredar pelos caminhos da moda, antes um hobby, agora tinha se tornado o desejo por uma profissão. E a primeira reação deles foi: "Mas moda não dá dinheiro, você vai ser o que da vida minha filha?"
Entrei na faculdade particular assim mesmo, dei a cara à tapa, Hoje, depois de me formar, afirmo algo que eu já vinha pensando a séculos: faça o que você gosta.
A pergunta que me fizeram essa semana foi a mesma que eu ouço a dias, meses, anos: "e moda dá dinheiro?"
Respondi indagando a todos qual a profissão que eles queriam exercer. Ao entrar em uma faculdade e  dedicar anos, tempo e  dinheiro (muito, inclusive), sempre bate aquele medinho do retorno financeiro. Mas aqui vai minha dica: Faça o que você gosta, sim, o que você pode até encarar como hobby! Não importa se as pessoas tem preconceito com sua profissão ou seu curso, o que importa é você se sentir bem fazendo, em consequência vem a força de vontade de estudar, e em consequência disso a boa remuneração. Do que adianta entrar em um curso que você não se satisfaz, e não se torna um profissional que gosta de exercer sua profissão?

Como eu disse, só não recebe dinheiro atuando em sua profissão, quem não quer. Independente do curso que for escolhido, ganhar dinheiro vai ser a consequência do seu bom desempenho. Então quer minha dica final? Aproveite a faculdade para correr atrás. Não espere chegar a cadeira de estágio para procurar estágio ou coisas do tipo. Escolha suas cadeiras prediletas, se esforçe mais, traçe uma meta, faça planos, crie seu ponto de chegada e se planeje dentro da sua faculdade, para quando você acabar, já estar atuando na área a algum tempo. 

Sim, com 20 anos e uma faculdade nas costas, voltei para o cursinho e para a paranóia de todos os estudantes aspirantes à uma faculdade pública, o temido enem. E quer saber? Não me arrependo de nada até hoje, porque tenho certeza que com a carga de conhecimento de moda que eu tenho, vou me tornar uma profissional ainda mais qualificada nessa área. Se eu tive medo?Sim, eu tive, mas poxa, até a morte chegar, ainda somos jovens, podemos tentar uma, duas, três, dez vezes. E que depois da faculdade de jornalismo venha psicologia, história da arte, letras, e tudo que eu mais gostar!





Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui: