quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Poemas e músicas: Emerson Bastos


Um dia (aproximadamente dois meses) eu estava sentada na aula de Biologia, no cursinho, com minha amiga, que estava guardando as coisas para ir embora. Ao fechar um caderno, ela deixa cair um bloquinho amarelo que continha muitos poemas e o nome do autor: "Emerson Bastos". Me encantei pelos poemas e ali começou minha peregrinação para achar e conhecer um pouco mais da arte desse moço.
Depois de algumas cutucadas no facebook, achei o rapaz e ao invés de enchê-lo de perguntas, quis saber da sua história. Foi então que descobri que o mesmo tem 29 anos, é poeta, músico e designer gráfico.


Emerson contou-me que teve seu primeiro contato significativo com a arte através do desenho, ainda criança. Por volta dos anos 90, o mesmo tinha 14 anos e começou a ouvir os clássicos do pop rock nacional.

" No meu aniversário de 15 anos ganhei um violão e aprendi a tocar observando meus amigos do colégio que já tocavam e com revistas de música cifrada. Ainda com 15 anos formei com amigos de sala uma banda de rock para participar de um festival de artes da rede pública de educação de Fortaleza. Eu era o vocalista. Não passamos da segunda fase do festival mas demos continuidade a banda que, em meio a mudanças de formação e nome, ainda durou 6 anos."

Com o fim da banda, ele aumentou seu ritmo de leitura, se interessando principalmente por poesia, contos e crônicas de autores brasileiros. Aos 22 anos começou a escrever suas poesias, as quais escreve até hoje. Seu interesse por trabalhar com música voltou a surgir no final de 2013.

" Não sei exatamente como foi. Acho que apenas acordei com vontade de ser músico."




E como gravar um CD, quando os custos são altos? Foi quando ele teve uma ideia, que como o mesmo diz "inspirada nos antigos poetas da Praça do Ferreira e da Beira Mar": vender livretos pelos bares e ruas da Praia de Iracema. 

" comecei, em janeiro deste ano, a publicar meus poemas numa série de livretos chamada retratoS de dentrO de miM. A ideia é pagar a gravação do CD que se chamará relacionamentoS afetivoS romanticamentE políticoS com a venda dos livretos." 

Uma ideia criativa, que com certeza esta ajudando-o a juntar dinheiro e ainda o proporcionando conhecer muita gente!

"Pretendo, assim que o CD estiver pronto, formar uma banda para me acompanhar nos shows e explorar ao máximo as possibilidades de tocar por aí."

E essa foi minha míni entrevista com esse artista, que ainda vai bombar muito, Emerson Bastos!










Curtiu a história e os poemas do Emerson? Então entra no site dele para ver mais e de quebra ouvir um pouco do seu trabalho: http://www.emersonbastos.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui: