segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Música: Débora Mavignier

Lembra que semana passada eu falei que iria diversificar um pouco os posts? Então hoje eu trouxe a Débora Mavignier, ela tem 20 anos, toca violão clássico, é estudante de música da Universidade Federal da Bahia (mora em Salvador, porém é daqui) e gosta muito de moda!
Eu trouxe a Débs aqui pro blog, porque acho bem interessante esse (e outros) cursos que envolvem o que muitas vezes as pessoas vêem como hobbie. Achei muito legal a escolha dela, e tenho certeza que muita gente ao redor do país gostaria de saber como funciona uma faculdade de música, ou entender o que chama atenção das pessoas que escolhem fazê-la.


Como surgiu seu interesse por música e como foi parar na Universidade de Bacharelado em violão?

"Bom, tudo começou praticamente assim.... Quando eu e meu irmão eramos adolescentes acho que eu com 11 e ele 12 anos nossos pais sempre nos levavam nos fins de semana pra almoçar na casa da minha vó. Meu "vodrasto" (não sei se é assim que se escreve) marido da minha vó toca violão e sempre tocava música popular brasileira pra gente e ele nos ensinou os primeiros acordes, tudo na brincadeira e só pra passar o tempo. Meu pai comprou um violão pra gente e nosso interesse cresceu muito então logo minha mãe nos matriculou na aula de violão pra iniciantes em uma escola de música. Os anos foram se passando e meu irmão (gato, lindo e inteligente) foi pro caminho da guitarra e até hoje toca na igreja por sinal muito bem. Já eu com 14 anos ingressei no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno no curso de violão erudito onde tive contato e pude conhecer a técnica e repertório avançado pra violão. Quando chegou minha época de fazer vestibular no final de 2011 fiz pra Licenciatura em música na UECE onde cursei três semestres. Tive professores bons e aprendi muito sobre música mas desde que coloquei o pé no primeiro dia de aula sabia que lá não era meu lugar. Viajando e tocando em Festivais de música erudita conheci pessoas e descobri que bem pertinho de Fortaleza tinha Salvador com um curso de música íncrivel e com professores tops. Começei a pesquisar e bolar um plano "milagroso e ímpossivel" pra colocar a viola debaixo do braço e ir morar sozinha em outro estado pra estudar música e claro lutar pelo meu sonho."



Como sua família lidou com sua escolha do vestibular e sua saída de casa?

"Então.... rsrsr Com relação a minha escolha no vestibular foi mais ou menos isso: meus pais são engenheiros e meu irmão esta quase se formando em engenharia na UNIFOR rsrsrs ou seja, era pra eu estar no mesmo caminho certo? rsrsr Mas gente! Eu sempre fui um desastre em física e detestava matemática na escola! Sempre soube que o que ia me fazer feliz era ta no meio das artes. Meus pais me apoiaram no Conservatório e bancaram várias viagens que fiz pra tocar e ter aulas etc, mas ao mesmo tempo sempre davam indiretas de engenharia ou arquitetura pra mim, eles achavam que música era uma coisa que ia ficar como hobby ou ia passar rsrsr  Aconteceu que o violão virou extensão do meu corpo, motivo de felicidade e satisfação pessoal. Quando viajo e não posso levar o violão comigo me invade o sentimento de que me falta alguma coisa. Cada louco com sua mania né? Quando decidi que ia trancar a UECE e me mudar pra Bahia pra estudar violão foi uma luta dentro de casa. Pois venho de uma família MUITO protetora e que sempre me trataram como nenem kkkk Então foi um assunto que eu tive que insistir muito pois o Brasil é um país que os jovens não tem cultura de sair de casa cedo, na maioria das vezes só quando casam. Em Salvador não tenho família, não conhecia ninguém e nem tinha vindo ainda na cidade ou seja era uma aventura mesmo que eu queria encarar!  Quando fiz 18 anos vim conhecer a Bahia e assistir aulas na UFBA como ouvinte pra conhecer mais e saber se era isso que eu queria mesmo. Resultado: amei, fiz a cabeça de meus pais e depois de 6 meses voltei pra Bahia de "mala e cuia" pra morar. "

Quais seus planos pro futuro e quais suas inspirações violonisticas??

"Então. Música é um curso que no Brasil a sociedade olha com bastante preconceito e acha que não tem o menor futuro financeiro. Mas na verdade existem vários caminhos e opções pra quem quer viver de música. No meu caso escolhi a carreira academica, ou seja, vou terminar minha graduação, fazer um mestrado e ensinar em alguma instituição (Universidade ou Conservatório). É muito comum as pessoas não conhecerem sobre violão e música instrumental por aí e sempre escuto perguntas como: o que é violão clássico? ou você canta também? rsr Pra explicar melhor o que seria esse estilo que eu toco rsr vou deixar aqui embaixo alguns videos de artistas que gosto muito e pessoas que me inspiram ...
Guitar top 5
01. Yamandú Costa: http://www.youtube.com/watch?v=ij0R_TbXMnc
02.Marcin Dylla s2s2s2s2: http://www.youtube.com/watch?v=BjmWCqAZRpM
03. Mario Ulloa (meu professor aqui na UFBA): http://www.youtube.com/watch?v=XZqVrkaVJMo

04.Gabriel Bianco: http://www.youtube.com/watch?v=RGwvXCYgiuU
05.Kyuhee Park: http://www.youtube.com/watch?v=fU-RJD9qRlU "




E aí, curtiu a história da Debs? 
Pois fica ligadinho que essa semana tem mais!



Beijinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui: