quarta-feira, 2 de julho de 2014

Relembrando - Denisa Dvorakova para Marie Claire da Austrália || Março de 2013


A Um pouco mais de um ano, a modelo Denisa Dvorakova veio ao Brasil, especialmente à Salvador, fazer um daqueles editoriais bem brasileirinho para a Marie Claire da Austrália. Trouxe ele aqui, depois de mais de 365 dias (algo que não é comum dentro do mundo da moda), porque adoro pegar esses elementos característicos Brasileiros para estudo. Éssa é a forma que a gringa (mesmo que tenha sido produzido por uma styling Brasileira) nos vê, cheios de estampas, de crenças, de cores e com toda a sensualidade na medida que a América do Sul permite.

[parágrafo devaneio]
Na minha cabeça, às vezes, as coisas se chocam. Bem sabemos que essa é a forma de se vestir característica de uma região, e muitas vezes alguns outros estados e regiões são quase nulos nessa formação característica. Aqui, as raízes nordestinas foram largamente exploradas. Me arrisco em dizer que não só as nordestinas, mas as litorâneas e tropicais. E as cidades que não tem a influência direta, como se deu a indumentária? 
[/parágrafo devaneio]

Voltando a focar no editorial em si, cores, formas e tramas foram escolhidos de uma forma incrivelmente pensada, a mistura de estampas neutras com estampas mais fortes também foi encaixada de uma forma imprescindível. E o branco, por todas as vezes que aparece no editorial, é carregado de simbolismo da religiosidade, principalmente na interação com as baianas.
Aqui, deixo algumas últimas perguntas. De onde vem a nossa forma de se vestir? Influências de outras culturas existem, sim, mas a junção de tudo isso é o perfil do Brasileiro. Por isso, eu não canso de pensar (podem dizer à vontade que estou ficando doida, aprendi a lidar com isso) que sim, o Brasil é um berço de tendências. Que procuramos lá fora, na Europa, algo que temos o tempo todo embaixo do nariz, enraizado na cultura, desde os indígenas até outros povos e principalmente a mistura deles. E editoriais como esse, fazem com que eu pense cada vez mais isso.


















Beijinhos!
Isabelle Pertenelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe aqui: