Começamos o segundo capítulo do livro com um assunto bem interessante: como saber o que está por vir? Demorou para sair, mas tenho certeza absolutíssima que essa leitura do segundo capítulo vai super enriquecer você que se interessa por esse mercado tão complexo e tão promissor.

A previsão de moda consiste em mais que adivinhação. É um conjunto de pesquisas que são feitas com até dois anos antecedência, e consiste em prever o que o consumidor vai querer. O processo também depende da estratégia da empresa.
Com a expansão da comunicação em massa, o consumidor obteve um gosto mais sofisticado, e se mantém cada vez mais informado do que vem e do que está por vir.
Mas como funcionam as tendências?elas são organizadas basicamente em dois grupos:
Quem descobre as tendências?
O analista
O analista de trends é o profissional no qual todo o mercado de moda acredita e confia.
Esse tipo de profissional lê, viaja e consome informação 24 horas por dia e 7 dias por semana, e não só de moda, mas também de economia, lugares e afins. Ele apresenta suas análises para seus clientes por relatórios, artigos ou apresentações publicas. Esses profissionais geralmente trabalham para agências ou birôs de moda ao redor do mundo, fazendo da profissão algo restrito.
Normalmente muitas lojas ou marcas tem suas próprias equipes de pesquisa de tendências, nas quais analisam a concorrência, pesquisam sobre tendencias, fazem viagens e afins. Tem se tornado cada vez mais necessário esse tipo de profissional dentro do campo de moda.
Para entrar na área torna-se necessário uma graduação e um estagio junto a equipes de pesquisa de moda.O Cool hunter
(Street style pesquisador)
São capazes de descobrir, registrar e traduzir o que está acontecendo nas ruas e sse desenvolvendo no que será o próximo grande acontecimento.
O Cool hunting observa e o que os "consumidores inovadores" estao usando , o que ainda n se tornou comercial e perdeu seu caráter inovador e atrativo "o conceito subjacente é o que é cool, representa aquilo que o comum procura ter. " (Trend hunter.com). Pode ser feito atraves da.internet ou cara a cara com o consumidor.
O desenvolvimento da tendência:
A cor é o primeiro fator a ser observado na análise de tendencias, alem de ser ferramenta de referencia global.
Junção das imagens para a montagem de um painel de inspirações
Montando um painel de tendências(inspirações)
O painel de inspirações é apenas uma colagem de vários looks de uma estação, de uma forma profissional. Os painéis ficam melhor organizados se forem feitos por cor ou tema, com o objetivo de comunicar uma expressão visual. É necessário que as imagens sejam bem montadas. Pode-se incluir tecido ao painel, para melhor especificá-los, e por final, tribuir um nome à ele
E como lê-lo? Aqui vai a dica de ouro:
A apresentação das informações de tendências é feita por meio de revistas e pacote de material impresso, onde o segundo é atualizado a cada seis meses e disponíveis para compra por assinatura. Enquanto o primeiro é apenas o custo da revista além da variedade que existe como a Bloom, Collezioni e a Fashion Trend Forecast.
Internet, a arma mais tecnológica
Atualmente a internet não está para brincadeira. Quando se fala de varejo de moda, existem repórteres espalhados por todo mundo, nos quais enviam diariamente fotos de apostas do que eles veêm para o cliente, tanto nas modas de rua, quanto nas vitrines de países como o Japão. De acordo com o livro, um total de 10 a 15 mil imagens(:O :O) são enviadas de Tóquio para as agências de Milão, para de lá elas serem filtradas e repassadas aos clientes que se encaixam no perfil.
As agências de pesquisa geralmente lidão com a tendência até 18 meses antes dela chegar ao cliente. Análises do que é utilizado no momento e uma combinação do que está acontecendo socioeconomicamente e culturalmente faz com que as informações sejam antecipadas. Estilos de vida e afins fazem com que eles repassem suas informações aos clientes, que não precisam ser necessariamente estilistas, pois a previsão pesquisada também serve de fabricantes até organizadores de feiras de eventos.
Sabe aquele livro pra ter consigo? Sim, é esse! Não sei se vocês perceberam, mas a análise que faço aqui no blog é bem centralizada e direta, mas é bem legal ler cada detalhe(e aprender pacas) do livro!
Princípios de gestão de negócios de moda - Susan Dillon , editora GGmoda.
(eu o encontrei na livraria cultura, ali na Dom Luiz, pra quem amou!)
Beijinhos!
Isabelle Pertenelli.