quinta-feira, 27 de junho de 2013

Vou fazer um concurso de moda, o que criar?

Amanhã é o dia de entregar as coleções para concorrerem ao concurso Ceará moda contemporânea, e eu bem sei que 80% dos participantes está pirando e terminando sua coleção hoje. Vale à pena conferir umas dicas para que seu trabalho seja mais que só um no meio do bolo entregue. Se destacar requer algumas características base que são citadas abaixo. Vamos ler?

Foto site jak and jill

Dica 1- Escolha um tema: E o mais importante, não fuja dele. Procure nas criações de cada peça  inserir algo que remeta ao tema. Seja fiel e o explore de todas as formas possíveis!

Foto we heart it


Dica 2- Pesquise e pesquise: De que adianta escolher o tema "mar", se você não sabe nada sobre o mar? Aí entra a pesquisa. e quanto mais assídua ela for, mais sub temas e chances de explorar melhor seu tema você vai ter. E serve para você que escolheu um tema no qual se identifica também. Pesquisar é o princípio do uso da criatividade.

Foto ste jak and jill


Dica 3- Seja criativo e inove: fuja do óbvio. Escolha algo inovador e ponha na sua coleção. Seja em detalhes ou na própria roupa, nos cortes ou na modelagem. Mais uma vez: explore ao máximo seu tema. 
Exemplo: Você escolheu o tema "pássaros". Você pode fazer peças com penas, ou com camadas, que vão remeter ao pássaro, mas que tal apostar nos recortes ou em outros elementos como cores diferenciadas de uma família de pássaros que nem todo mundo conhece? Ouse!

Foto site jak and jill


Dica 4- Coordene sua coleção: Para que a bancada possa entender sua coleção e lhe dar  nota que você merece sobre ela, é imprescindível que você deixe sua coleção coordenada. Logo abaixo foram separados 3 tópicos NECESSÁRIOS na sua coleção. Os sublinhados são as dicas quase que obrigatórias para uma boa coordenação:
Subdica 1 : Evolução de cores - do mais claro pro mais escuro, ou vice-versa.
Subdica 2: Materiais e cores que evoluem de uma peça pra outra e geram uma família.
Subdica 3: Evolução de tamanhos: do mais curto para o mais longo.

Foto pinterest


Dica 4- Ouse, mas com os pés no chão: Sou super a favor de trabalhar com materiais diferenciados, texturas e afins! Esse vai ser o ponto chave de sua coleção.
MAS tenha noção do que você está fazendo. De que adianta levar algo cheio de estruturas se você não faz ideia de como confeccioná-los? Se não tem dinheiro pra investir? Trabalhe dentro da sua realidade. Se você não tem bordadeira, ponha bordados que você saiba que vai conseguir realizar. Antes de qualquer coisa, pense na viabilidade da confecção de sua coleção.

Foto we heart it


Dica 5- Faça um release objetivo e harmônico: Terminada a coleção, vamos ao release:
A -Sim, ele tem que ser explicativo, para que os jurados entendam sua coleção e o porque de algumas coisas. 
B- Evite ser redundante e muito longo. Seja o mais objetivo possível, evite textos cansativos.
C- Você pode sim ser criativo e incluir um míni poema, uma poesia ou uma rima. Faz parte da identidade do seu trabalho? Se sim, pode/deve conter no release!


Foto tumblr Elle


Dica pra vida - Seja: humilde, atencioso, saiba perder e saiba admirar o trabalho alheio também. ESTRELISMO no mundo da moda é só o que tem, MAS isso vai te deixar em maus lençóis, e sabemos que NETWORK(conhecidos) é fundamental nesse mundo. Lembre-se que seu CARÁTER está à prova nas situações mais simples da vida, como pedir educadamente um copo de água à balconista.

Boa sorte! 
;*

Compartilhe aqui: