sábado, 30 de março de 2013

A páscoa, os ovos e o consumismo?


Lembro-me de quando tinha 10 anos e adorava ganhar ovos de páscoa. Custavam cerca de 15 reais, e eu ficava no supermercado olhando(de baixo) aquela cena dos ovos pregados no alambrado e pensando em qual eu escolheria. Pensava que quando eu fosse grande(gent pfvr, grande "mais velha", porque continuo com meus 1,54) compraria os ovos maiores e mais pesados. Sonho meu. Um ovo de páscoa de 530 gramas(no mercado livre) custa cerca de R$ 32,00. HAM?
Aí paro pra pensar o quanto o comércio muitas vezes se aproveita de uma data comemorativa - que não tem a mínima ligação com ovos de páscoa - para saquear os nossos bolsos. E isso só existe por que? Porque tem quem compre, ora bolas(ou melhor, ora ovos).
Enquanto uma barra de 130 gramas custa 3,99 e podemos com R$ 30,00 comprar em torno de 7(!!!) barras e presentear a mãe, o pai, a irmã, a tia, a vó, o papagaio e de quebra ainda ficar com uma.
E a pior parte: cadê o real sentido da páscoa? Oi? Alguém se lembra? Não. Se lembram de comprar ovos, comer chocolate... e cadê a educação? Crianças já são treinadas para isso, para desejarem o brinde que está dentro do ovo. Pode-se até considerar que como somos fruto da mídia, somos bombardeados de informação para comprar e comer, mas ainda sim, acho que educação vem de dentro de casa, e que a mídia que somos expostos ainda não é desculpa para a falta de atenção na inflação e na realidade histórica da data comemorativa.


Compartilhe aqui: