sábado, 2 de junho de 2012

Pra curtir: mão de obra artesanal

Oi galera! Hoje meu post tá um pouco diferente, não vou ensinar a usar rendas, ou crochê, ou macramê, mas venho reivindicar seu uso, e sim, tenho um poquinho/muito de coisa pra falar. Vou começar logo:

Artesanato deve ser valorizado, não porque é modinha. Não é porque as gringuetes tão usando renda , ou casaco de crouchê, ou bláblá que vamos usar. Esse tipo de artesania é provinda da nossa terra. É mais que obrigação nossa dar valor e reconhecer essa mão de obra que é mega trabalhosa de fazer.
Cabe à nós não deixar esse valor social se perder. Mais uma vez: não vamos usar porque é modinha!
Outros valores agregados que fazem o artesanato ser 2x mais valorizado: Aquecimento global. Toda essa parada de reciclagem, faz com que o que é feito á mão(e não por máquinas industriais) se valorizem mais. Mesmo que muitas máquinas usem o bordado, o que é feito em menor escala e mais exclusivo deixa a  peça com um valor maior, e esse é um dos pontos das rendas e rendeiras. Mesmo que elas façam em maior quantidade pra exportar, algo feito com mão de obra própria(e com uma delicadeza infinita)  com toda certeza é mais valorizado!

Apego ao vintage e ao delicado que é a cara do nosso próximo verão.
Outro ponto fortissimo que eu trago. A influência do próximo verão perpetua o feito à mão. Trazendo a delicadeza á tona. Macramês continuam fortes na moda praia(macramês são outro ponto forte a ser explorado nas artesanias).









Os estilistas do Dfb, já estão apostando nessa tendência de imediato. Na sala de aula artesanias são súper valorizadas e amadas.
Então gente, esse foi o post do dia. Penseei em ter esse papo direto com vocês, espero que todo mundo tenha entendido direitinho, vamos valorizar galera! Beijos!



Compartilhe aqui: